DIREITO CONSTITUCIONAL: PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
IDEIAS AO POST:
Destacar que essa analogia serve bem aos concurseiros iniciantes…
Dentre meus hobbies favoritos para passar o tempo, gosto de acompanhar entrevistas, podcasts, … com as pessoas que vivenciam o dia-a-dia em áreas pelas quais tenho interesse ou curiosidades.
Dentre os temas que já acompanho de longa data, está o MMA. Centenas, quiça, milhares de entrevistas, reprtagens,… já assistidas de atlatas, ex-atletas, muito ou pouco famosos, Mestres das distintas artes marciais, repórteres especializados, historiadores do universo das lutas,…
Esse meu longo interesse me permitiu saber como a luta é tradicional em nosso país, embora por muitas décadas fosse marginalizada e excluída de forma arbitrária dos esportes de desporto. Inclusive, quem conhece a profundo, sabe que, provavelmente, o MMA não teria a repercussão mundial que hoje possui, caso não fosse um longo histórico de feitos conduzidos por brasileiros de distintas gerações.
Como o foco não é o MMA em si, não adentrarei nos detalhes históricos que honram nosso país, infelizmente, tão desconhecidos do público em geral.
No MMA e nos concursos públicos, atualmente, o nível de competição é altíssimo. A diferença entre o campeão e os demais competidores em alto nível no MMA é nos pequenos detalhes de desempenho. O mesmo ocorre entre os concurseiros que já atingiram o alto desempenho.
Em ambos é necessária a reunião e integração de uma grande vastidão de conhecimentos e expertises. Treinamento gradativo. Evolução em distintos estilos de lutas. Treinos, competições,… aprender a lidar com as emoções da vitória e aprender com as lições da “derrota”.
Evolução gradativa, no médio e no longo prazo.
Não somente o nível geral de desempenho é suficiente. Agregam-se outros fatores, mais ou menos controláveis: emocional, imponderáveis,… (sorte, fé, destino,…). É fundamental aprender na “derrota” e continuar evoluindo, ajustando a mira rumo aos objetivos intermediários alinhados ao objetivo principal.
Há uma máxima entre os lutadores de MMA: vence não apenas quem bate bem, mas também que aguenta apanhar (queixo-duro). Qualquer semelhança com o universo dos concurseiros não é mera coincidência!
Não é possível alguém sair do zero e no curto espaço de tempo figurar dentre os campeões ou atletas bem ranqueados nos eventos mais concorridos do MMA. O mesmo ocorre nos concursos públicos.
O que os atletas de alto desempenho no MMA nos ensinam: perseverança nas dificuldades, disciplina, consistência, superação de adversidades, convívio diário com o sacrifício físico e psicológico, treino técnico e físico praticamente todos os dias, dieta permanente, bater peso,…
Exemplificar com Glover Teixeira