Ideias:
- Nível Básico: não detém alto rendimento em questões (mais de 70%) nos conteúdos de base para concursos públicos em geral. Possui alta dependência do método de ensino (o que o professor fala é lei). Português e RLM são instrumentais lógicos interpretativos para todos os demais conteúdos. Sem uma base mínima, prejudica demais (não torna impossível) aprender adequadamente os demais conteúdos e desempenhar bem em questões e provas. Constitucional e Administrativo são base para aprender os demais ramos do direito e legislações. Fazer provas reais somente se não tiver muito gasto de dinheiro e tempo com traslados e hospedagem (única vantagem é a ambientação com o ambiente de prova: tensão coletiva, ruídos, cansaço físico, muito tempo sentado, condicionamento físico e psicológico em geral) é a fase da adaptação em geral (separa os homens dos meninos – seleção natural). No início tudo é mais difícil. Primeiro ano de estudo.
- Nível Intermediário: Já domina a base geral, mas ainda necessita atingir o alto rendimento em questões (mais de 70%) em mais de 50% dos conteúdos necessários à área de estudo principal. Ainda depende muito do método de ensino, mas já desenvolveu certa capacidade de crítica ao material de estudo/professores e algumas ferramentas cognitivas importantes para “aprender a aprender”. É importante realizar provas para adquirir experiência e condicionamento físico e psicológico. A depender da complexidade do concurso, já existe chance remota de aprovação caso o conteúdo programático e a prova foque nos conteúdos de domínio.
- Nível Avançado: Domina a base geral. Atinge o alto rendimento em questões (>70%) em mais de 50% dos conteúdos necessários à área de estudo principal. Já tem experiência de prova. Já desenvolveu habilidades cognitivas eficazes para aprender e fixar conteúdos novos, bem como atingir o alto desempenho em questões (mais de 70%) sobre esses conteúdos de forma mais rápida. Baixa dependência do método de ensino. Alta capacidade crítica ao material de estudo e à didática dos professores. Já consegue ser aprovado e classificado em concursos mais complexos. A depender do enfoque do conteúdo programático e da prova (ninguém domina tudo), pode obter uma aprovação com ótima classificação a qualquer momento. É quando aumenta muito a probabilidade da aprovação dentro das vagas. Basta não desistir.