IDEIAS FORÇA:
Um concurso público é uma prova de alto rendimento, e, assim como ocorre nos esportes, o desempenho em alto rendimento depende de vários fatores, dentre os quais, englobam-se o condicionamento cognitivo (conhecimentos), físico e psicológico para não ser afetado pelo tempo de duração da prova, por sentimentos inúteis na medida em que a prova se aproxima, tais como, a ansiedade, a euforia desmedida, o medo do fracasso, dentre outros.
Nos concursos públicos, tal como também ocorre nos esportes, nem sempre os melhores preparados em determinados atributos de desempenho são os que alcançam as melhores colocações no resultado final da prova, tendo em vista que, não adianta ser excelente em certos atributos e péssimo noutros.
Nas distintas fases de preparação para uma determinada área ou para uma prova específica (Fase 1: Conhecimentos de Base; Fase 2: Conhecimentos Temáticos Essenciais; Fase 3: Conhecimentos Temáticos Específicos – linkar ao artigo que trata das fases de preparação), o Concurseiro necessita visar um padrão de desempenho elevado ao resolver questões a respeito dos conteúdos globais relevantes do conteúdo programático exigível e um padrão de desempenho no mínimo mediano/bom nos demais conteúdos.
Nos concursos públicos, a grande dificuldade não está na complexidade em si dos conteúdos exigidos em prova, ou seja, qualquer pessoa normal – como eu, por exemplo – é capaz de estudar e dominar de forma individualizada os tópicos de conteúdos passíveis de cobrança.
Na verdade, a verdadeira complexidade do estudo para concursos públicos reside no grande volume de informações passíveis de cobrança em prova.
Humanamente, torna-se impossível meramente decorar volume tão alto de informações, tal como fazíamos, majoritariamente, no “estudo de véspera” antes das provas do ensino formal (fundamental, médio e superior).
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